Artigos

3 Preciosas Dicas para as Micro e Pequenas Empresas na Hora da Contratação de Novos Funcionários

Melissa Almeida
Escrito por Melissa Almeida em 28/01/2020
5 min de leitura
3 Preciosas Dicas para as Micro e Pequenas Empresas na Hora da Contratação de Novos Funcionários
Junte-se a mais de 200 empresas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Uma contratação errada pode gerar um grande problema pra a empresa. Em algumas situações esse impacto financeiro pode ser fatal.

Recrutamento e seleção nem sempre é o forte dos empresários, principalmente entre as micro e pequenas empresas. As empresas desse porte geralmente não tem RH. Em consequência disso vemos uma série de erros acontecendo e colocando em risco a empresa.

Uma contratação equivocada pode, entre outras coisas, aumentar a rotatividade a qual gerar conflitos na empresa e falha no atendimento aos clientes.

E como estamos falando de empresas que são prestadoras de serviços, essa rotatividade depõe de forma bastante negativa para seus clientes. Possíveis quebras de contrato devido à má conduta de funcionários não só ocasiona uma queda de produtividade e qualidade dos serviços, mas principalmente uma quebra de boa reputação.

E a consequência disso nada mais é do que prejuízo financeiro!!

E eu faço o que então?

Vamos te apresentar algumas dicas que farão a diferença:

  • Primeira coisa a se fazer é uma descrição desse cargo. Isso é essencial, pois infelizmente às vezes reclamamos que o funcionário não corresponde ao que esperamos, porém nem nós sabemos o que esse colaborador deve desenvolver. Por isso tenha claro quais atividades ele terá que realizar e que competências ele deve ter para executá-las. Leve em consideração não só as experiências anteriores, mas também as características pessoais que deve ter. Busque pessoas que possam contribuir na resolução de todas as situações, pessoas que tenham um bom equilíbrio emocional e com espírito de liderança.
  • Dedique tempo para as entrevistas. Por mais que você tenha urgência para o preenchimento da vaga, considere a necessidade de conhecer bem todos os candidatos, se for preciso faça mais de uma entrevista com a mesma pessoa. O ideal é que você tenha certeza de ter feito a melhor escolha. Então não tenha pressa nessa fase.
  • Agora que você já sabe que precisa de uma descrição do cargo a ser ocupado e de tempo para realizar as entrevistas. Mas de que forma e onde realizar o recrutamento destes candidatos? As vagas devem ser divulgadas em canais que atinjam o público alvo. Nos casos de Vigilância e Segurança Privada, Monitoramento e Asseio e Conservação você encontrará os melhores profissionais na plataforma Central de Vagas. Por se tratar de um canal exclusivo para estas áreas, significa que o Recrutamento propriamente dito, poderá ser agilizado, pois ali você encontrará um grande número de candidatos, dos mais diversos perfis o que permitirá que você tenha um amplo plantel para escolha. Acesse a Central de Vagas, faça seu cadastro e em menos de 5 minutos tenha acesso ao nosso banco de talentos.

Seguindo essas 3 dicas essências, com toda certeza você conseguirá fazer as  melhores contratações.

Gostou da informação? Compartilhe nos grupos que participa.

Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no  Whatsapp (49) 9.9817-3953 ou encaminhe um e-mail para: contato@centraldevagas.com

Deixe sua opinião nos comentários do post.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *