Artigos

A Importância de Aprender, Desaprender e Reaprender

Melissa Almeida
Escrito por Melissa Almeida em 15/10/2020
A Importância de Aprender, Desaprender e Reaprender
Junte-se a mais de 200 empresas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A transformação digital é uma constante, não há mais como negar que as mudanças acontecerão, independentes de nossa vontade.

Com aumento da longevidade e aposentadoria mais tardia, as carreiras estão mais longas e em função disso, é necessário se reinventar.

Não há mal algum em admitir sua vulnerabilidade e procurar ajuda para se adaptar ao novo mundo. Manter a curiosidade e estar aberto para o “novo normal” é um grande passo para aprender a reaprender.

Porém isso requer flexibilidade e atualizações permanentes.

Para se adaptar você precisa antes de tudo de pensamento crítico. É ele que te permite questionar e observar. Com base naquilo que foi observado você depende de colaboração, pois o senso de trabalho em equipe é fundamental. Isso sem falar na boa e velha comunicação, que tantas vezes falamos aqui, a base de se relacionar bem com as pessoas.

Para passar para as próximas fases, assim como nos jogos, você precisa escolher o que é necessário deixar para trás e entender o que é preciso aprender para seguir em frente.

Reconheça que os velhos moldes já não cabem mais. Estabeleça novos objetivos e incorpore novos hábitos.

Sabemos que acompanhar o ritmo das transformações não é fácil, não é uma tarefa simples. Ao contrário, requer muito empenho e esforço.

Fundamental é separar algumas horas da semana para estudar, fazer cursos, palestras e leitura, pois isso ajuda a manter o cérebro ativo.

Seja otimista e tenha coragem para se responsabilizar pelo seu futuro, não adianta fingir que nada está acontecendo. O desafio está justamente em admitir que os paradigmas antigos não vão nos levar além.

O novo modelo de aprendizagem é o caminho:

“Os analfabetos do século XXI, não são aqueles que não sabem ler e escrever, mas são aqueles que não sabem: Aprender, Desaprender e Reaprender.” (Alvin Toffler)

Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no WhatsApp (49) 99817-3953 ou encaminhe um e-mail para: contato@centraldevagas.com

Deixe sua opinião nos comentários do post

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *