Fique atento, se perceber que o rendimento da sua equipe está caindo ela pode estar desenvolvendo problemas devido a fadiga no trabalho.
Alguns profissionais que atuam em regime de escala 12X36 muitas vezes acabam fazendo alguma atividade no período de folga, como forma de completar a renda mensal. Logo não sobra tempo para descansar.
Já o pessoal que trabalha à noite não tem a mesma qualidade de sono durante o dia, não só pelas questões biológicas, mas também pela claridade e barulho naturalmente produzidos durante este período, com isso não consegue repor a energia necessária.
As condições de trabalho que envolvem ergonomia (das cadeiras por exemplo), muito tempo em pé, enfrentando sol, chuva, frio, isso aos poucos vão causando cansaço físico e mental.
Sem falar em estresse pós-traumático e ansiedade bastante comuns na classe de vigilantes.
Uma equipe cansada tem queda de rendimento e está mais propensa a acidentes de trabalho.
Isso é mais um desafio para o gestor.
Algumas empresas optam por ignorar o profissional que está com baixo rendimento, colocando sobre ele todo o peso da responsabilidade por não ter o devido descanso, por cochilar no posto de trabalho ou pelo eventual erro ocorrido devido à falta de atenção.
É mais comum a punição do que a prevenção.
Que tal estabelecer uma plano de ação?
• Quanto à remuneração – verifique a possibilidade de aumento de salários e/ou benefícios com o intuito de evitar que este profissional precise realizar dupla jornada;
• Na medida do possível, estabeleça horários de intervalo para um breve descanso;
• Estude melhorias nos postos de trabalho (pintura, iluminação, ventilação, etc) e a possibilidade de rodízio entre eles;
• Evite a famosa “folga trabalhada”;
• Foque em programas de orientação sobre: sono, alimentação, exercícios físicos e apoio psicológico;
• Converse. Nada melhor que uma boa conversa para tentar solucionar os possíveis problemas, mesmo porquê às vezes a solução pode ser simples.
Investir em prevenção e qualidade de no trabalho propicia que ocorra menos afastamentos, doenças e gastos.
Cuide da saúde da sua equipe.
Este artigo ajudou você? Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no Whatsapp (49) 9.9817-3953 ou encaminhe um e-mail para: contato@centraldevagas.com
Deixe sua opinião nos comentários do post.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.