Imprevistos acontecem com todo mundo, porém atrasos constantes no trabalho acabam por interferir na rotina e atrapalham o ritmo não só da empresa, mas também os colegas são afetados.
Cabe ao gestor, ao constatar essa situação, conversar com seu funcionário para tentar descobrir o que pode estar ocasionando esses atrasos. Procure entender quais aspectos, tanto pessoais quanto profissionais, que estão favorecendo essa situação.
Em alguns casos a resposta será pura e simplesmente de que o trânsito estava ruim, o ônibus atrasou, ou que o celular não tocou. O problema está quando isso acontece com bastante frequência. Há pessoas que conseguem se atrasar todos os dias.
Nesses casos pode estar acontecendo alguma coisa a mais, algo que o desmotivou ou ele simplesmente não está mais engajado com a empresa.
Por isso reforçamos a prática dos feedbacks constantes. Assim fica mais fácil para o gestor ou o líder acompanhar de perto este funcionário e saber seu histórico. Isso facilita na tratativa de superar ou não essa situação.
Também temos os casos de pessoas displicentes, descuidadas, que consideram que seu currículo invejável já é suficiente. No entanto o gestor tem dificuldade de acreditar nesse colaborador, e por mais que seu desempenho seja melhor que seus colegas, a falta de responsabilidade com compromissos e horários conta de forma negativa em casos de promoção, por exemplo. É comum ver pessoas às vezes não são tão qualificadas ficarem à frente de algum projeto, porque o líder sabe que ela será responsável com relação a cumprir prazos e horários de reuniões ou visitas a clientes.
Num time coeso, que tem um ritmo bom de trabalho, esse funcionário que sempre se atrasa pode colocar a operação em risco. Isso sem contar o mal-estar que pode causar na equipe sobrecarregando os outros membros que precisam estar disponíveis para “cobrir” os prováveis “furos”.
Sugerimos que você implante uma política de reconhecimento para valorizar a pontualidade e assiduidade. Defina as regras e divulgue para os colaboradores. Premiar de que forma?
- Proporcione dias de home office;
- Autorize folgas remuneradas às sextas-feiras;
- Presenteie com brindes;
- Premie com bônus financeiros;
- Ofereça um almoço para a equipe que fechar o mês sem atrasos ou faltas injustificadas;
Enfim, use sua criatividade, os custos com o reconhecimento são insignificantes se comparados com os resultados. Lembre-se que menos faltas ou atrasos, significa menor risco com a produtividade.
Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no WhatsApp (49) 99817-3953 ou encaminhe um e-mail para contato@centraldevagas.com
Deixe sua opinião nos comentários do post
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.