Artigos

Como evitar que os dados vazem?

Melissa Almeida
Escrito por Melissa Almeida em 11/01/2021
Como evitar que os dados vazem?
Junte-se a mais de 200 empresas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quando se fala em LGPD a primeira coisa que se comenta é que se os dados dos titulares vazarem a empresa será multada, multa essa que poderá chegar até 50 milhões.

Então a preocupação com a segurança aumenta e os setores de TI são bombardeados com pedidos de “segurança!! Precisamos evitar a invasão dos hackers.”

No entanto, se formos analisar os casos de vazamentos vamos perceber que a falha é muito mais humana do que de sistemas.

A LGPD tem como intuito fazer com que as empresas respeitem cada vez mais seus clientes, tanto que a lei dá a eles o direito de consentir com o uso desses dados e dizer que não também, ou seja, a empresa que tem acesso a essas informações está lidando com algo realmente valioso, logo o respeito por essas informações, a forma de tratamento até o seu descarte, deve ser feita com o máximo de cuidado.

O que essa lei preconiza é que haja transparência no tratamento dos dados.

Dessa forma, quando se fala em cultura, estamos dizendo que a empresa precisa disseminar a importância dessa lei e o que ela representa para os seus titulares.

No momento que seus colaboradores perceberam a relevância do assunto, passarão a ter mais cuidado.

Mas como evitar que os dados vazem através das pessoas?

Além de todo o trabalho de conscientização, que é essencial, cuidar dos acessos de cada colaborador em seus sistemas, o uso de celulares e até mesmo de impressoras nos postos de trabalho, pode fazer diferença.

Observe se todos os colaboradores devem ter acesso a tudo. Se as atividades são segmentadas, logo os acessos a programas/projetos também deve ser. Uso correto das senhas de acesso a e-mails/CRMS/Servidores.

Nesse momento, o essencial é focar em processos e pessoas. Pessoas comprometidas e éticas, encaram os processos de forma clara e competente.

Fique atento, em breve falaremos mais sobre os 10 princípios da LGPD e como isso pode afetar a cultura da sua empresa.

Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no WhatsApp (49) 99151-9719 ou encaminhe um e-mail para: contato@guiawebsolucoes.com.br

Deixe sua opinião nos comentários do post.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *