Artigos

Como melhorar o ambiente de trabalho

Melissa Almeida
Escrito por Melissa Almeida em 25/08/2020
Como melhorar o ambiente de trabalho
Junte-se a mais de 200 empresas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

As pessoas passam a maior parte do seu dia nas empresas, isso significa que tudo o que acontece ali dentro, influencia diretamente no desempenho dos colaboradores.

Logo, entende-se que a organização tem obrigação de oferecer um ambiente agradável e adequado.

Veja o exemplo de grandes empresas como Google, com local de trabalho completamente diferentes dos tradicionais.

Mas você não precisa fazer igual a eles, mesmo porquê em alguns ramos de atividade seria impossível de trabalhar daquele modo. Porém isso não significa que você não possa criar pequenas alterações, mas que serão consideradas como importantes pela sua equipe.

Um local mais divertido e menos formal (dependendo do setor, é claro), pode influenciar diretamente na criatividade e até mesmo no atendimento dos clientes.

Proporcionar momentos de relaxamento, em redes ou uma sala com almofadas, favorece que o funcionário consiga desestressar um pouco ou relaxar entre um período e outro.

Outra coisa que costuma favorecer o espírito de equipe são eventos fora do local do trabalho, tais como happy hour, confraternizações, festas em datas especiais. O ideal é que os gestores participem, pois isso proporciona uma aproximação mais natural.

Na medida do possível, a flexibilização de horários também pode ser um grande diferencial, pois possibilita que os funcionários possam atuar no momento que se sentem mais confortáveis e produtivos.

Quando a empresa investe em workshops, cursos e treinamentos, comprova que está investindo no crescimento profissional o que faz com que o colaborador se sinta mais valorizado. A oportunidade de crescimento é bem vista pelos funcionários em geral, assim o ambiente também se torna mais agradável, com pessoas mais comprometidas e entusiasmadas.

Não podemos deixar de citar, mais uma vez, a importância do feedback. Ao manifestar para o colaborador o que se espera do seu trabalho, de forma clara, ele sente que a empresa também está envolvida com seu aperfeiçoamento.

E por último, porém não menos importante, está a importância de ter diálogos objetivos. Invista no endomarketing para agilizar e proporcionar uma comunicação mais inequívoca.

Não esqueça de tratar todos com respeito, de ouvir suas ideias e pensamentos. Ao escutar diferentes opiniões você estará favorecendo um ambiente de trabalho mais saudável e descontraído.

Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no WhatsApp (49) 9.9817-3953 ou encaminhe um e-mail para: contato@centraldevagas.com

Deixe sua opinião nos comentários do post.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Como melhorar o ambiente de trabalho”

O que podemos fazer para motivar a equipe › Central de Vagas

[…] como já falamos em outros posts (Como melhorar o ambiente de trabalho / Um olhar crítico sobre o turnover), um política adequada de premiações e bônus, bem como […]