Artigos

Covid-19 e Economia

Melissa Almeida
Escrito por Melissa Almeida em 04/05/2020
Covid-19 e Economia
Junte-se a mais de 200 empresas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Já não é novidade para ninguém os impactos sociais e econômicos em decorrência do corona vírus.

Mas é claro que as preocupações quanto a esses impactos relacionados ao covid- 19 têm aumentado exponencialmente.

Não há como negar que os números são muito preocupantes.

Neste cenário de deterioração econômica, em que não temos parâmetros para identificar as consequências da pandemia, uma parada ao longo do trimestre/semestre será normal. Tempo esse que os empreendedores terão para se reinventar.

O governo vem agindo prontamente com suas políticas fiscais e monetárias, então aproveitar esses recursos é essencial.

Não há dúvidas de que a dificuldade para muitos será imensa, mas as decisões terão que ser tomadas.

A história nos conta que no período pós gripe espanhola, onde ocorreu profunda depressão das atividades econômicas, sua retomada foi mais eficiente justamente nas cidades em que as medidas de isolamento foram mais agressivas. Em outras palavras, é possível sim superar a crise.

Tendo em vista as providências amplamente adotadas no Brasil, há de se manter a esperança quanto à retomada da atividade econômica.

Da sua parte, enquanto empresário e empreendedor, tente implementar o trabalho remoto (quando possível); permita (dentro da sua realidade) horários flexíveis e garantia dos empregos pelos próximos meses e, se preciso, reduza a proporção salarial de cima para baixo.

Tenha paciência extra com seus colaboradores, pois manter uma equipe engajada será fundamental no período da retomada efetiva das atividades.

Mesmo que haja necessidade de demissões, lembre-se de que quem fica precisa ser valorizado, pois muito provavelmente arcará com as atribuições dos colegas demitidos.

Então use esse momento para fazer um balanço da sua empresa e das atividades desenvolvidas, veja o que pode ser melhorado e o que talvez deva ficar engavetado aguardando outro momento.

Vamos nos permitir a aproveitar esse período de grande stress para nos prepararmos para um futuro diferente, um futuro sustentável e aberto a mudanças constantes.

Gostou da informação? Compartilhe nos grupos que participa.

Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no WhatsApp (49) 9 9817-3953 ou encaminhe um e-mail para: contato@centraldevagas.com

Deixe sua opinião nos comentários do post.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *