Artigos

Em tempos de crise é preciso saber liderar

Melissa Almeida
Escrito por Melissa Almeida em 24/09/2020
Em tempos de crise é preciso saber liderar
Junte-se a mais de 200 empresas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Que 2020 se tornou um desafio diário para todos nós, não temos como negar.

Não bastasse a pandemia, todos os dias somos assolados por notícias de tragédias, violência contra mulher, crimes de racismo, e por aí vai. Isso sem falar da crise financeira e do fechamento de várias empresas.

A pandemia do covid-19 é um desafio completamente diferente, e por mais que o líder esteja preparado, por esse momento ninguém esperava.

Desta forma a liderança tem papel fundamental e responsabilidade ainda maior.

A adaptação do líder a esse momento de crise tem que ser rápida. Ele tem que entrar nesse novo cenário (“novo normal”) e se adaptar de forma mais ágil e criativa possível, objetivando superar e crescer apesar do momento difícil.

E entenda que agir rápido não significa precipitação. Ao contrário, as decisões precisam ser bem pensadas, porém tem que ser flexível o bastante se for preciso retroceder. Retroceder sim, pois vivemos hoje sob decretos os quais são constantemente atualizados e precisamos nos adequar a eles.

Por isso, são fatores essenciais a criatividade e a resiliência. Isso facilita a adaptação aos cuidados e rotinas diferentes.

Outra questão crucial para a liderança dar certo se refere à comunicação. Este é um ponto essencial para ser tratado pela equipe da Gestão de Crise. A forma de compartilhar as informações e quais informações deverão ser comunicadas faz toda a diferença no clima organizacional.

Haverá momentos complicados, algumas empresas passarão por situações drásticas, por isso o líder deverá explorar ao máximo a sua inteligência emocional (veja o post: Sem inteligência emocional fica difícil) bem como todas as suas competências para encontrar novas soluções.

Pensar estrategicamente sobre as oportunidades que surgem e também sobre cortes no orçamentos que sem dúvida serão necessários, também faz parte do “pacote”.

O líder deve ter um comportamento positivo e um discurso alinhado com suas atitudes.

Respeitar as fragilidades da equipe e reconhecer suas forças agindo de maneira empática fará diferença para manter um ambiente tranquilo, profissionais motivados e comprometidos, apesar da incerteza lá fora.

Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no WhatsApp (49) 9.9817-3953 ou encaminhe um e-mail para: contato@centraldevagas.com

Deixe sua opinião nos comentários do post.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *