Artigos

Funcionários com dificuldades financeiras, o que fazer?

Melissa Almeida
Escrito por Melissa Almeida em 23/06/2020
Funcionários com dificuldades financeiras, o que fazer?
Junte-se a mais de 200 empresas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Muitos trabalhadores passam por dificuldades financeiras e agora, devido a pandemia, é provável que a situação fique ainda pior.

As consequências deste endividamento podem afetar o desenvolvimento do trabalho.

Falta de atenção, ansiedade, dores musculares, várias consequências emocionais e físicas podem aparecer no ambiente de trabalho. A produtividade diminui e erros tendem a ser mais frequentes.

Isso sem falar do fato de que estão na empresa, porém com a cabeça em outro lugar.

Hábitos nocivos à saúde tendem a piorar com o consumo de bebidas alcóolicas, medicamentos e drogas e alimentação pouco saudável (fast food), todos com consequências sérias para o ambiente de trabalho.

Você como empreendedor/empresário, melhor do que ninguém sabe da dimensão que problemas financeiros podem causar. Por isso seu papel nesse momento será de fundamental importância.

Se você está utilizando dos recursos oferecidos pelo governo de suspensão de contratos ou diminuição da carga horária com redução de salários, deve imaginar como isso afeta a vida de seus colaboradores.

Já que nesse momento, para manter a empresa você tem que lançar mão desses recursos, o ideal é que coloque em sua programação dicas para que os funcionários possam ser orientados como se manter nesse período.

Palestras e cursos sobre finanças pessoais serão de grande proveito. Se possível, crie um comitê de crise, onde os funcionários possam receber orientações sobre planejamento financeiro diretamente de profissionais do setor financeiro da empresa, possibilite ao RH dar assistência psicológica para os momentos mais difíceis.

Embora isso possa parecer um problema pessoal, ajudar a sua equipe a sair do “vermelho” será bom para todos.

Com essas pequenas atitudes, você estará retendo na sua equipe pessoas engajadas, que se sentem reconhecidas pela empresa e em resposta, darão o melhor de si aumentando a produtividade.

A qualidade do seu time é diretamente proporcional à atenção que você dá a ele.

Nesse momento, o ideal é somar forças!

Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no WhatsApp (49) 9.9817-3953 ou encaminhe um e-mail para: contato@centraldevagas.com

Deixe sua opinião nos comentários do post.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *