Artigos

Indústria 4.0 e Emprego 4.0

Melissa Almeida
Escrito por Melissa Almeida em 22/10/2020
Indústria 4.0 e Emprego 4.0
Junte-se a mais de 200 empresas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Muito se fala dessa era 4.0, mas o que é afinal?

Quando se refere à indústria propriamente dita, a era 4.0 se destaca pelas novas tecnologias nos principais processos: automação de tarefas e controle de dados e informações. Ou seja, a fusão entre o mundo físico e digital.

Os conceitos da indústria 4.0 estão diretamente ligados à internet das coisas (conexão de objetos físicos com dispositivos eletrônicos, que permitem o controle remoto) e a Big Data (responsável por lidar com os dados relevantes garantindo a segurança dessas informações).

Com essa automação, as fabricas se tornarão mais inteligentes e isso proporciona a prevenção de falhas nos processos, bem como pré-agendar as manutenções necessárias. Você terá mais possibilidade de se adequar às mudanças não planejadas na produção.

Essa automação vai gerar mais desemprego?                                                        

De fato isso preocupa, pois não há dúvida de que a Inteligência Artificial vai tomar conta de várias posições no mercado de trabalho, robôs substituirão alguns empregados.

Mas, ao mesmo tempo, muitos outros empregos serão criados, pois para controlar os robôs serão necessários funcionários. Sempre existirá lugar para o ser humano, no entanto falamos de funcionários diferenciados, com novas habilidades, como pensamento crítico, criatividade e inteligência emocional.

Quem conseguir desaprender, reaprender e desenvolver essas novas habilidades, sem dúvida estará longe do desemprego (leia também “A Importância de Aprender, Desaprender e Reaprender”).

É preciso se capacitar, no caso damos destaque para as técnicas de programação e análise de dados, além de sensores e eletrônica.

É natural ter receio quanto à extinção do seu emprego, mas está claro que novas profissões serão criadas, isso significa que haverá oportunidade de trabalho para aqueles que se dispuserem a se reciclar.

Da mesma forma que empresas serão fechadas, mas outras serão abertas devido às novas demandas.

O foco deve ser em se renovar, tanto como empresa, como empregador e como em empregado.

O empregado tem que ter o que chamamos de empregabilidade. Por este termo entendemos o profissional que está atento às demandas do mercado, sua qualificação e capacidade de se desenvolver e contribuir efetivamente para manter seu lugar na organização.

Assim como as empresas devem estar atentas ao mercado onde estão inseridas e às necessidades dos seus clientes, ter capacidade de agregar valor ao seu produto.

O objetivo é de que a tecnologia trabalhe a favor da humanidade, por isso buscar meios de lidar com essa tecnologia gera destaque e competitividade no mercado. Sobrevive quem usar essas inovações com intuito de crescer, lucrar e superar as crises econômicas com resultados mais efetivos.

Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no WhatsApp (49) 99817-3953 ou encaminhe um e-mail para: contato@centraldevagas.com

Deixe sua opinião nos comentários do post

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *