Infelizmente as leis brasileiras não facilitam que as mulheres possam se realizar tanto na vida pessoal como na vida profissional. Historicamente a mulher precisa fazer escolhas entre a carreira e ser “dona de casa”, ou ainda enfrentar a dupla jornada sem qualquer tipo de apoio ou reconhecimento.
A complexidade da vida moderna gera ainda mais conflitos entre trabalho e maternidade. É comum as mulheres sofrerem com o dilema entre ser mães ou investir na carreira profissional.
Mesmo a mulher estando no mercado de trabalho já há algum tempo, ainda há muitos preconceitos a serem vencidos, muita coisa pra mudar, incluindo a equiparação salarial.
São poucos os horários de descanso na tentativa de manter a rotina e conciliar a vida profissional, de mãe, de esposa e os desejos pessoais (estudos, beleza, lazer).
Para manter o lar, muitas mulheres precisam investir economicamente nele, só que isso significa ficar longas horas fora de casa e longe dos filhos.
Conciliar o papel de mãe e trabalhadora, sem detrimento de nenhum, gera muitos conflitos emocionais nas mulheres.
É comum as mulheres relatarem ter passado por situações desagradáveis no trabalho quando se trata de sair para consultas dos filhos ou reuniões na escola.
O fato é que os filhos precisam das mães.
Neste caso é comum muitas mulheres deixarem o mercado de trabalho para cuidar dos filhos, porém isso significa redução da economia familiar.
Muitas empresas percebem as necessidades das colaboradoras e estão inovando e investindo em programas internos. Entre alguns exemplos podemos citar: creches, horários diferenciados de trabalho ou mais flexíveis, grupos de apoio psicológico, orientações sobre saúde e cuidados com as crianças, treinamentos e incentivo à carreira sem prejudicar a maternidade, além de contar com política de licença maternidade de 180 dias (empresa cidadã, com benefícios fiscais).
Tudo isso faz parte da cultura organizacional aliado à qualidade de vida dos funcionários.
Com boa vontade de ambas as partes, é possível encontrar um equilíbrio entre empresas e a maternidade das colaboradoras. Assim todos ganham.
A Equipe da Central de Vagas deseja um feliz dia da mães a todas as mulheres guerreiras.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.