Artigos

O Novo Agora

Melissa Almeida
Escrito por Melissa Almeida em 02/07/2020
O Novo Agora
Junte-se a mais de 200 empresas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Novo agora? O que é isso?

Sim, é um novo momento para o qual não tivemos tempo de nos preparar. A pandemia do Covid-19 chegou e nos obrigou a sermos e agirmos diferentes, literalmente da noite para o dia.

É como se o futuro tivesse chegado sem avisar. E na verdade, acredito que não estaríamos preparados para este momento mesmo que tivéssemos feito um treinamento ou uma simulação.

Nossas empresas nos treinam para novas tarefas, novos sistemas, desenvolvemos novas habilidades com o tempo, porém nunca com tanta urgência.

Isso nos faz acreditar que devemos estar sempre um passo à frente.

Estamos diante de uma “nova vida” que nos cobra habilidades que nem sequer pensamos em ter ou desenvolver.

E como as transformações estão acontecendo de forma exponencial, precisamos acelerar se quisermos acompanhar o “novo agora”.

O que temos certeza é de que não estávamos preparados para isso tudo, mas será que em nosso DNA tem alguma informação “escondida” que possa facilitar essa nova realidade? Que habilidades seriam essas?

Estudiosos têm demonstrado que pessoas com determinadas características conseguem se adaptar mais facilmente. E quais seriam essas características?

    • Inteligência Emocional: como já falamos aqui, as pessoas que conseguem se desenvolver nesse aspecto tem a oportunidade de fazer uma gestão das emoções de forma diferente. Tem mais facilidade para controlar as próprias emoções, mas principalmente desenvolvem a capacidade de serem mais empáticas e sociáveis.

    • Criatividade: não só aquele indivíduo que consegue criar um novo modelo de bicicleta com coisas achadas no lixo, mas principalmente aquele que consegue exercitar o “sair da caixa” e se adaptar a novas possibilidades.

    • Liderança e Influência: o engajamento de um time depende e muito da atuação do seu líder. E nesse momento de crise ele desenvolve um papel crucial com sua postura confiante e segura.

    • Comunicação Assertiva: ou seja, todas as partes envolvidas chegam à mesma conclusão. Não há espaço para desorientação ou dúvidas. A comunicação tem que ser clara e objetiva.

    • Resiliência: é a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar às mudanças. É a facilidade com que se refaz diante dos obstáculos e problemas.

Está claro que a preparação para esse momento depende unicamente de ação, da disponibilidade de ir do ponto A para o B.

E você está preparado?

Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no WhatsApp (49) 9.9817-3953 ou encaminhe um e-mail para: contato@centraldevagas.com

Deixe sua opinião nos comentários do post.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *