Artigos

O que podemos fazer para motivar a equipe

Melissa Almeida
Escrito por Melissa Almeida em 22/09/2020
O que podemos fazer para motivar a equipe
Junte-se a mais de 200 empresas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Primeiro precisamos aceitar que a motivação é essencial pra manter um ambiente de trabalho tranquilo. Ela está diretamente ligada com a satisfação dos colaboradores e impacta sobre a produtividade de forma muito clara.

É composta por fatores individuais e contextuais e dela depende a tomada ou não de uma determinada ação. A motivação nada mais é do que aquilo que nos faz realizar uma atividade. É algo que nos move.

Quando falamos de uma organização, a motivação é o desejo de cumprir as funções de cada um, visando atingir o melhor resultado. Ou seja, quanto mais motivado, melhor o desempenho.

No ambiente de trabalho, a motivação está muito mais ligada à estrutura do que ao colaborador propriamente dito. Isso significa que a empresa tem um “conjunto” de responsabilidades para manter a motivação dos seus funcionários.

Um funcionário desmotivado tende a procrastinar e prestar menos atenção em suas tarefas. Ele se sente menos valioso para a empresa.

Quando motivado, o colaborador tem vários ganhos. Entre eles a melhora da autoestima, a qual favorece que ele aja de maneira mais proativa, com mais energia.

O tempo de trabalho passa a ser otimizado. Esta é a característica mais fácil de se observar, pois ele passa a trabalhar mais rápido e melhor.

Além disso, podemos observar um crescimento pessoal motivado pelo aumento de confiança em si.

Os relacionamentos interpessoais também são afetados, pois um funcionário motivado é capaz de influenciar os outros, diminuindo também o clima negativo e a propagação de fofocas, por exemplo.

Isso sem contar o nítido aumento da produtividade e melhora dos resultados. O que significa que ações de melhoria na motivação, são na verdade um investimento.

Como citamos acima, a motivação tem 2 perfis, o intrínseco e o extrínseco. O primeiro dependo somente do colaborador, mas que pode ser afetado pelo segundo, a motivação que vem de fora, que está relacionada com a forma que a empresa motiva sua equipe.

Também, como já falamos em outros posts (Como melhorar o ambiente de trabalho / Um olhar crítico sobre o turnover), um política adequada de premiações e bônus, bem como plano de carreiras e treinamentos constantes favorecem o aumento da produtividade, a retenção dos funcionários e um clima organizacional agradável.

Entendemos que lidar com a desmotivação não é fácil, por isso essas dicas são tão importantes e tendem a favorecer o papel do líder e do gestor.

Descreva metas e objetivos alcançáveis, que possibilitem o colaborador sentir que pode cumpri-los e em consequência disso poderá alcançar uma premiação justa e adequada aos seus esforços.

Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no WhatsApp (49) 9.9817-3953 ou encaminhe um e-mail para: contato@centraldevagas.com

Deixe sua opinião nos comentários do post.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *