Artigos

Pequenas e Micro Empresas como aderir a Era Digital? 03 Dicas Simples que podem ajudar

Melissa Almeida
Escrito por Melissa Almeida em 02/03/2020
Pequenas e Micro Empresas como aderir a Era Digital? 03 Dicas Simples que podem ajudar
Junte-se a mais de 200 empresas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Orçamento pequeno, equipe reduzida e risco de perder espaço no mercado. Como as pequenas e micro empresas podem fazer para aderir a Era Digital?

“- Meu orçamento é pequeno, não tenho como investir!”

Se o seu primeiro pensamento é esse, fique tranquilo, há formas de investir com baixo custo e até mesmo custo zero. Logo, falta de verba não será desculpa para não aderir a Era Digital.

Você deve estar se perguntando: “Como isso é possível?”.

O objetivo é garantir seu espaço no mercado correto? Então o primeiro passo é saber que você terá que sair da zona de conforto, essa mudança implica em uma série de investimentos que podem não ser necessariamente financeiros. Antes de qualquer coisa, você tem que estar ciente de “onde está no momento” e “para onde quer ir”, a forma de chegar lá tem que efetivamente mudar seus conceitos, é aí que entra a dita transformação digital.

Mas tome cuidado, evite soluções genéricas e fórmulas padronizadas. Nesse momento o mais importante é se abrir para os bens que a tecnologia pode trazer para sua empresa, ignorar isso pode ser o mesmo que assumir o fracasso.

Você é um empreendedor correto? Então esteja aberto para as contribuições e melhorias que isso pode trazer para o seu negócio.

Sem dúvida de que a reforma é complexa, mas não esqueça que seu cliente está conectado e em busca de novas experiências.


Realinhe seu modelo de gestão com estas dicas simples:

  • Invista em mudanças nos aspectos culturais, reveja a forma como administra a empresa, na forma como se relaciona com seus colaboradores. Como tratamos anteriormente no post sobre Liderança (Liderança na Era digital: Regente de Orquestra ou Poderoso Chefão?), relatamos que o sucesso nas empresas depende e muito do comportamento humano e depende diretamente das equipes de inovação. Com isso, o papel da liderança é essencial, seja ele líder natural ou hierárquico (dono da empresa, supervisor, gerente, diretor, CEO), pois vai impactar diretamente no desempenho dos coordenados.
  • Lembre-se que a Tecnologia da empresa é responsável pela transparência dos processos, ela pode aumentar a produtividade na medida em que propicia que os colaboradores deixem as atividades rotineiras para os softwares (controle de ponto, folha de pagamento, fluxo de caixa, controle de estoque, etc.), e se dediquem a processos de criação e resolução de problemas complexos. Existem recursos chamados OPEN SOURCE, soluções gratuitas que exigem somente que você tenha um hardware para instalar e alguém para configurar. Há modelos disponíveis na Nuvem que podem ser compartilhados, com opções de pagamento conforme o uso. E você também pode recorrer a parcerias estratégicas (especialmente para softwares de gestão), onde empresas cuidam de tudo e você paga somente o utilizado. Ou seja, custo zero ou baixo custo.
  • O êxito de qualquer negócio está atrelado a otimizar processos e ampliar a capacidade humana. Como as pessoas serão a válvula motriz para fazer com que qualquer mudança aconteça você deve fazer as melhores contratações. E aí você me pergunta: “como vou contratar melhor? Não tenho RH, sou eu mesmo que faço as entrevistas.” Aí entra outra tecnologia totalmente gratuita: a plataforma da Central de Vagas, criada especificamente pensando em agilizar a fase do Recrutamento, o que permite que você possa se dedicar mais para as entrevista.

Na Central de Vagas você encontra os melhores profissionais disponíveis nas áreas de Vigilância, Segurança Privada, Monitoramento e Asseio e Conservação.

Desenvolvemos essa plataforma justamente pensando em você que nem sempre tem um departamento de Recursos Humanos, mas que precisa contratar o melhor profissional num curto espaço de tempo.

Entre lá e faça o seu cadastro, em menos de 2 minutos você terá acesso a um amplo banco de dados com candidatos experientes e com talento para agregar em sua empresa.

No próximo post falaremos mais sobre Recrutamento e Seleção e os impactos que uma má contratação tem sobre as micro e pequenas empresas.

Gostou da informação? Compartilhe nos grupos que participa.

Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no Whatsapp (49) 9.9817-3953 ou encaminhe um e-mail para: contato@centraldevagas.com

Deixe sua opinião nos comentários do post.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *