Artigos

Pesquisa de Clima Organizacional

Melissa Almeida
Escrito por Melissa Almeida em 10/09/2020
Pesquisa de Clima Organizacional
Junte-se a mais de 200 empresas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta eficiente para mensurar como está o ambiente de trabalho na sua empresa.

É uma das ferramentas estratégicas que, se for usada da forma correta, pode se tornar uma aliada na produtividade, na atração e retenção de talentos (veja também Um olhar crítico sobre o turnover).

Além do que através da pesquisa você consegue manter um bom relacionamento com a equipe, tendo em vista que os funcionários conseguem se sentir valorizados através destes questionários, os quais favorecem também que o RH consiga identificar padrões de comportamento, problemas de comunicação e conflitos que precisam ser solucionados.

Aos gestores propicia ter uma visão mais clara e realista sobre o nível de satisfação de seus colaboradores.

Quando falamos dos questionários propriamente ditos, podemos citar mais de uma forma: múltipla escolha, perguntas abertas, ou ambos e devem preferencialmente ser respondidos de forma anônima, para permitir que o funcionário se sinta completamente à vontade para responder. O importante é permitir que o colaborador tenha como se posicionar de forma clara e precisa, incluindo inclusive um espaço para que ele possa deixar seus comentários.

De posse dessas respostas, cabe a empresa fazer um levantamento dos dados, processar essas informações de forma ética e cuidadosa para diagnosticar como está o clima organizacional e pensar em medidas corretivas, se for o caso.

Esta pesquisa proporciona também identificar os pontos positivos da equipe, não só pontos a corrigir.

É um processo altamente organizado que ao final, após a mensuração e divulgação dos resultados, permitirá que os envolvidos possam ter a oportunidade de se sentirem valorizados, engajados e mais satisfeitos a nível profissional.

Entre outros benefícios, o principal está na comunicação de forma clara e estruturada, a qual favorece melhorias na convivência, tendo em vista que até as menores queixas devem ser tratadas com seriedade.

O uso desta ferramenta demonstra para a equipe que a empresa está de fato determinada a proporcionar um ambiente favorável. Isto pode incentivar que seus funcionários também se comprometam já que sabem que serão ouvidos e suas ideias serão levadas em consideração.

Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no WhatsApp (49) 9.9817-3953 ou encaminhe um e-mail para: contato@centraldevagas.com

Deixe sua opinião nos comentários do post.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *