Artigos

Porteiro ou Controlador de Acesso?

Melissa Almeida
Escrito por Melissa Almeida em 19/05/2020
Porteiro ou Controlador de Acesso?
Junte-se a mais de 200 empresas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

É muito comum as pessoas confundirem essas duas atividades.

Portanto se você é um prestador de serviços e recebeu o pedido de um cliente para selecionar profissionais para a portaria da empresa, faça um estudo mais aprofundado para saber o que ele realmente precisa.

As funções se complementam, porém existe muitas diferenças entre elas.

O Porteiro é a pessoa que realiza atividades relacionadas com a portaria, fazendo o controle de acesso de pessoas, correspondência, objetos, bens e veículos.

Embora ele esteja na linha de frente, não tem as mesmas exigências legais de um Vigilante, logo não está treinado para realizar rondas por exemplo.

Suas atividades se restringem a auxiliar na prevenção de furtos, roubos ou danos ao patrimônio.

Este profissional precisa saber ouvir e falar e ter no mínimo o ensino fundamental. Ter o curso de formação é um diferencial que poucos têm acesso.

Como atende e orienta pessoas (moradores/funcionários/visitantes e prestadores de serviço) precisa ter desenvoltura para lidar com todos, inclusive para atender telefone e interfone.

Para realizar suas atividades de forma correta, deve estar atento ao seu redor e cumprir de forma rigorosa as normas previstas em regulamento.

Enquanto isso o Controlador de Acesso é o encarregado da área externa. Ele é responsável por controlar e monitorar as pessoas na área externa do condomínio.

Controla a entrada e saída de pessoas internas e externas e de veículos e visitantes em toda área sob sua responsabilidade.

Este profissional previne a aglomeração de pessoas estranhas e “filtra” as que entram na portaria.

Ambos são considerados elos de segurança. E dos mesmos se espera responsabilidade, disciplina, bem como sigilo e discrição.

Se você precisa encontrar esses profissionais para compor sua equipe, cadastre sua empresa na Central de Vagas.

Este artigo ajudou você? Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no WhatsApp (49) 9.9817-3953 ou encaminhe um e-mail para: contato@centraldevagas.com

Deixe sua opinião nos comentários do post.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *