Artigos

Prevenção ainda é o melhor remédio

Melissa Almeida
Escrito por Melissa Almeida em 06/04/2020
Prevenção ainda é o melhor remédio
Junte-se a mais de 200 empresas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Desgaste físico
Alterações no metabolismo, perda ou ganho de peso, dores no pescoço, nos ombros e nos membros inferiores são alguns dos problemas de saúde que atingem os profissionais da segurança. Muitos destes profissionais permanecem em pé durante um expediente de 12 horas, utilizando coturnos desconfortáveis e, às vezes sem realizar 36 horas de descanso necessárias após cada turno.

Desgaste mental
Além dos reflexos na saúde física, as escalas de trabalho, o pouco tempo para execução de algumas tarefas e a pressão e risco constante contribui para um desgaste psicológico, muitas vezes acrescido por situações de abordagens criminosas, agressão e xingamentos por travamento de porta giratória em agencias bancárias, por exemplo.

Há que se ter uma preocupação com a integridade física dos profissionais que atuam na segurança e quando se trata de acidentes de trabalho a atenção deve ser redobrada para que eles sejam evitados.

Prevenção
No caso de acidentes de trabalho o ideal é fazer uma análise constante dos riscos a que estão expostos.

Treinamentos periódicos abordando os procedimentos realizados pela empresa com intuito de identificar possíveis erros de execução podem aumentar as chances destes acidentes não acontecerem. Prepare os colaboradores também para os imprevistos da profissão.

Não se esqueça de realizar a verificação dos equipamentos (coletes, armas, aparelhos de comunicação, câmeras, alarmes) afinal eles são essenciais para o desempenho adequado das atividades.

Dissemine informações e orientação relativas à saúde física, a importância da alimentação correta, exercícios físicos, consultas e exames médicos periódicos.

A preocupação da empresa com a segurança e a saúde no trabalho faz com que a imagem dela no mercado em que atua seja fortalecida. Políticas de prevenção e cuidado com os funcionários, muitas vezes são o diferencial na hora da contração de um prestador de serviço. Desta forma você estará garantindo menos faltas e desgastes com funcionário doente, mantendo a produtividade e reforçando seu compromisso com os clientes.

Além do que prevenir costuma ser mais barato do que corrigir.
Para permitir que o seu RH esteja voltado ao desenvolvimento e implementação de políticas de preservação e integridade da saúde de seus trabalhadores, você pode contribuir orientando que ele faça o Recrutamento de novos colaboradores através da Central de Vagas.

Dessa forma ele ganha tempo para desenvolver outras tarefas.

Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no WhatAapp (49) 9.9817-3953 ou encaminhe um e-mail para: contato@centraldevagas.com

Deixe sua opinião nos comentários do post.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *