Artigos

Principais Erros do Recrutamento

Melissa Almeida
Escrito por Melissa Almeida em 16/12/2019
5 min de leitura
Principais Erros do Recrutamento
Junte-se a mais de 200 empresas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Várias pesquisas demonstram que as empresas falham em múltiplos aspectos no momento de apresentar a vaga e a fazer a seleção.

Não é de hoje que esse processo de recrutamento/seleção é considerado um dos mais críticos nas empresas.

É comum os profissionais da área de recrutamento se perguntarem: “o que eu posso fazer para agilizar o processo de recrutamento?” “estamos atraindo candidatos errados, onde estão aqueles que mais se enquadram ao nosso perfil?”

Várias pesquisas demonstram que as empresas falham em múltiplos aspectos no momento de apresentar a vaga e a fazer a seleção. Os exemplos abaixo são considerados os erros mais comuns.

Veja se você se encaixa em algum deles e o que pode fazer para melhorar:

• Não dar feedback aos candidatos – imagine que o candidato se preparou para chegar até a sua empresa (busca da vaga/preparação do currículo/estudou sobre sua empresa/”criou” uma expectativa) e você recebe o currículo dele e não diz nem ao menos “obrigado”. Lembre-se que este também é um momento de valorizar a imagem da empresa e do interesse do candidato que veio até você, mesmo que ele não seja o adequado para seu perfil. Prepare ao menos uma resposta automática ao receber um e-mail/whats com um currículo.

•  Divulgar vagas em aberto de forma incorreta – não explicar os detalhes das vagas é um dos principais erros de comunicação ao recrutar possíveis candidatos. Informações dúbias ou incompletas podem atrair um número maior ou menor de candidatos. A falta de informações claras faz com que você corra um grande risco de captar perfis inadequados.  Você precisa de tempo para tomar a decisão mais acertada, por isso tenha uma descrição de vagas clara e objetiva que te permita agilizar o processo.

• Priorizar urgência e não qualidade – muito cuidado quando precisar contratar um funcionário com urgência, lembre-se que a pressa é inimiga da perfeição. Por isso ter um banco de talentos atualizado pode te ajudar a fazer a escolha mais assertiva.

Com o objetivo de agilizar e favorecer a sua tomada de decisão é que a Central de Vagas foi criada.

Nessa plataforma você vai encontrar o perfil ideal, pois nossos candidatos são orientados a buscar aperfeiçoamento constante. Temos parceria com escolas de formação específicas para a área onde o aluno recebe toda orientação necessária para se tornar “O Profissional” e não simplesmente mais um funcionário. Prezamos pelo desenvolvimento do candidato que recebe orientações específicas ao mercado de trabalho onde está inserido, desde como fazer seu currículo, bem como a necessidade de aperfeiçoamento teórico/técnico.

Seja parceiro da Central de Vagas, aperfeiçoe o processo de recrutamento e ganhe tempo.

Gostou da informação? Compartilhe nos grupos que participa.

Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no Whatsapp (49) 9.9817-3953 ou encaminhe um e-mail para: contato@centraldevagas.com

Deixe sua opinião nos comentários do post. 

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *