Artigos

Saber falar e saber ouvir

Melissa Almeida
Escrito por Melissa Almeida em 23/11/2020
Saber falar e saber ouvir
Junte-se a mais de 200 empresas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Ás vezes você se pergunta: “Eu fiz o feedback que falaram que era bom para o funcionário se sentir motivado, mas ele parece que não entende. Quantas vezes tenho que repetir?”

Talvez isso esteja acontecendo justamente pela dificuldade em comunicar claramente.

O profissional pode ser extremamente competente no que faz, porém se não souber “conversar” com os outros, terá entraves no dia-a-dia.

No caso dos líderes então, saber comunicar é essencial.

Mas para que isso aconteça de forma eficaz, a primeira coisa que precisamos saber é que a comunicação não se trata simplesmente do que você diz, mas sim do que o outro ouve.

Parece confuso não é mesmo?

Lembre-se do tempo de escola que você tinha diferente tipos de professores. Tinha aquele conhecedor da matéria, um gênio, mas que não conseguia transmitir o conhecimento. E aquele outro que prendia a atenção da turma e todos aprendiam com ele.

Isso é saber se comunicar, é falar de forma clara, concisa, coerente e completa, sem esquecer da cortesia.

Preste atenção no seu interlocutor, observe a linguagem corporal dele. Ela revela mais do que imaginamos. Ás vezes ele simplesmente concorda com você, mas seus braços cruzados podem revelar que não está disposto a fazer aquilo.

Desenvolva a empatia, se coloque no lugar do outro e observe se no lugar dele você entenderia o que está sendo dito.

Podemos passar várias dicas para você se aprimorar, e nem precisa do famoso curso de oratória. Dedique mais tempo para leitura, através dela você adquire conhecimento, se mantem informado e desenvolve a escrita.

Escute mais. Preste atenção ao que os outros falam. Questione se o que ele está falando é realmente o que você está entendendo.

E por último, procure sempre adaptar seu discurso ao público com quem está falando. Atente sobre a perspectiva do outra pessoa quando quiser transmitir uma mensagem.

Acredite, aperfeiçoar a sua habilidade de se comunicar poderá evitar muitos conflitos e momentos desgastantes na equipe.

Este artigo ajudou você? Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no WhatsApp (49) 9.9817-3953 ou encaminhe um e-mail para: contato@centraldevagas.com

Deixe sua opinião nos comentários do post.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 Replies to “Saber falar e saber ouvir”

film modu

Post writing is also a fun, if you be acquainted with after that you can write otherwise it is difficult to write. Faunie Stanislas Ambrose

porno

Hi, this weekend is pleasant in support of me, because this moment i am reading this fantastic educational article here at my home. Lishe Curr Morrell

sikis izle

I appreciate your piece of work, regards for all the great blog posts. Genevieve Mic Jenifer

canli tv

I conceive you have observed some very interesting points, regards for the post. Abbi Delainey Irwin

free porn

Hello. This article was really motivating, especially since I was browsing for thoughts on this subject last Sunday. Fidela Emmet Ham

yenilmezler

Wow! After all I got a weblog from where I be capable of actually take valuable facts concerning my study and knowledge. Emmaline Elisha Malinin

direk

I like your choice for the cover. it makes me want to read it. Nicol Culver Monto

indirmeden

I am constantly looking online for articles that can benefit me. Thanks! Mella Tybalt Formica