Artigos

Saiba quais atividades farão parte da Segurança Privada

Natalia Floriani
Escrito por Natalia Floriani em 08/04/2020
Saiba quais atividades farão parte da Segurança Privada
Junte-se a mais de 200 empresas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O projeto de Lei Federal 4238/12, chamado Estatuto da Segurança Privada, veem trazendo mudanças significativas uma delas foi ampliar de 5 para 11 atividades, trazendo 6 novas atividades para o rol da Segurança Privada.

São elas;

Segurança Eletrônica; Significa utilizar equipamentos a fim de manter a segurança de indivíduos e materiais por meio de eletrônicos. Trata-se também da venda de equipamentos eletrônicos, de forma integra e sistematizada para garantir a segurança de pessoas e bens materiais. A segurança eletrônica não envolve, necessariamente, a presença física de um operador no ambiente protegido. Isso porque novas tecnologias de funcionamento remoto têm garantido a eficiência necessária no combate às violações à propriedade ou à integridade física dos usuários de equipamentos. Já as instalações e manutenções dos equipamentos de sistemas eletrônicos de segurança é composto por profissionais técnicos especializados.

Segurança Perimetral em Presídios; Refere-se a segurança externa do estabelecimento prisional como guaritas e muralhas, medidas de segurança são aplicadas em torno do perímetro para impedir a evasão dos detentos, também tentativas de fugas, incêndios ou motins. Sistemas de alarmes, de iluminação e de comunicações são fundamentais na segurança de estabelecimentos prisionais.

Gerenciamento de Risco; É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e materiais de uma organização, no sentido de minimizar ou aproveitar os riscos e incertezas sobre essa organização. O gerenciamento de riscos reduz ao mínimo possível os impactos de riscos na organização, utilizando um conjunto de técnicas para minimizar os efeitos dos danos, existe diversas tipos de riscos como: Ambiental, Social, Financeiro, Econômico, entre outros.

Controle de Acesso em Portos e Aeroportos; Trata-se de medidas administrativas e operacionais que devem ser adotadas para gerenciar o acesso em aeroportos. Esse sistema tem a finalidade de cadastrar e gerenciar o acesso de pessoas, cargas e veículos, além de autorizar acesso a áreas restritas dos aeroportos. Se houver um bom sistema de controle de acesso e identificação de passageiros, funcionários e tripulantes, diversas situações desagradáveis poderão ser evitadas.

Segurança em Unidades de Conservação; Refere-se a atividade de proteção de áreas protegidas por legislação ambiental, visando a proteção e conservação da biodiversidade. Cada unidade de conservação terá seu próprio sistema de gestão de segurança, elaborado de acordo com normas técnicas, e deverá fornecer diagnóstico das condições de segurança; indicar necessidades de estrutura específicas a cada área; estabelecer normas e procedimentos de segurança; e indicar a periodicidade de manutenção de estruturas e equipamentos.

Rastreamento de Numerários de Bens de Valores; É o processo de acompanhar em tempo real, remotamente, o deslocamento, as condições e a localização do objeto do rastreamento, por meio de aparelhos rastreadores conectados a uma central de rastreamento. O sistema também pode ser programado para disparar alarmes em casos de eventos indesejáveis como por exemplo: paradas não permitidas, aberturas de cargas e compartimentos, desvio de rotas, etc.
Existem diversos tecnologias de rastreamentos, como: rastreamento usando GPS, rastreamento por triangulação de antenas de rádios, rastreamento via triangulação de redes Wi-Fi e rastreamento via sinais de celular.

Essas seis atividades serão incorporados aos serviços prestados pela segurança privada, junto as atividades de Vigilância Patrimonial, Transporte de Valores, Escolta Armada, Segurança em grandes eventos e Segurança Pessoal. E caberá à polícia federal a atribuição de autorizar seu funcionamento e de controlar e fiscalizar a atuação delas com a cobrança de taxas.

Com tudo, a aprovação da lei trará grandes benéficos para o Brasil, como por exemplo combater a clandestinidade, assim diminuindo os crimes, outro benéfico é o aumento de empregos no País, serão mais de 700 mil vagas abertas, diminuindo o desemprego e aumentando a economia do nosso País.

Acesse a Central de Vagas e divulgue suas vagas ali, em poucos minutos você terá acesso aos melhores profissionais da área.

Gostou da informação? Compartilhe nos grupos que participa.

Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no WhatsApp (49) 9.9817-3953 ou encaminhe um e-mail para: contato@centraldevagas.com

Deixe sua opinião nos comentários do post.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *