Artigos

Ter experiência é essencial?

Melissa Almeida
Escrito por Melissa Almeida em 09/06/2020
Ter experiência é essencial?
Junte-se a mais de 200 empresas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Quando você vai contratar um novo funcionário, independente da área, na descrição da vaga é normal constar experiência no cargo.

Porém, quando você recebe os currículos para analisar é comum receber de pessoas sem a devida experiência ou primeiro emprego. E aí?

Primeiro precisamos entender que ter “experiência” não significa necessariamente que você estará contratando a pessoa certa. Ele pode ter o conhecimento, mas no formato de outra empresa, na sua precisará passar por algumas adaptações, naturalmente.

Já a pessoa sem experiência pode ter um vasto conhecimento acadêmico, só não teve a oportunidade de colocar em prática.

As universidades, por exemplo, não formam profissionais que estejam de acordo com a demanda do mercado. Universitário passam mais tempo em salas de aula do que em laboratórios testando conhecimento. Falta alinhar o teórico com a prática.

Todos nós sabemos que a experiência nos traz auto confiança, capacidade de comunicação, postura e comportamento adequados ao ambiente de trabalho.

Toda a bagagem acumulada, às vezes em diferentes áreas, contribui para a formação profissional.

No entanto, às vezes percebemos a falta que o conhecimento técnico pode representar a um profissional. Por isso muitas empresas investem em qualificação (cursos/treinamentos/incentivo ao ensino superior), pois observam que esse colaborador precisa ampliar suas competências.

Na realidade, o que temos no mercado hoje, são pessoas com experiência sem o conhecimento teórico e teóricos sem a prática. Precisamos encontrar um equilíbrio.

Portanto, leve em consideração a capacidade do candidato em solucionar problemas, proponha testes e veja o desempenho de cada um.

Se tiver possibilidade, tente unir o que cada tem de melhor a oferecer.

Aqui na Central de Vagas você com certeza encontrará esses dois perfis. Entre no nosso banco de candidatos e se surpreenda.

Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no Whatsapp (49) 9.9817-3953 ou encaminhe um e-mail para: contato@centraldevagas.com

Deixe sua opinião nos comentários do post.

                                                                                                                                                                                       

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *