Quando você vai contratar um novo funcionário, independente da área, na descrição da vaga é normal constar experiência no cargo.
Porém, quando você recebe os currículos para analisar é comum receber de pessoas sem a devida experiência ou primeiro emprego. E aí?
Primeiro precisamos entender que ter “experiência” não significa necessariamente que você estará contratando a pessoa certa. Ele pode ter o conhecimento, mas no formato de outra empresa, na sua precisará passar por algumas adaptações, naturalmente.
Já a pessoa sem experiência pode ter um vasto conhecimento acadêmico, só não teve a oportunidade de colocar em prática.
As universidades, por exemplo, não formam profissionais que estejam de acordo com a demanda do mercado. Universitário passam mais tempo em salas de aula do que em laboratórios testando conhecimento. Falta alinhar o teórico com a prática.
Todos nós sabemos que a experiência nos traz auto confiança, capacidade de comunicação, postura e comportamento adequados ao ambiente de trabalho.
Toda a bagagem acumulada, às vezes em diferentes áreas, contribui para a formação profissional.
No entanto, às vezes percebemos a falta que o conhecimento técnico pode representar a um profissional. Por isso muitas empresas investem em qualificação (cursos/treinamentos/incentivo ao ensino superior), pois observam que esse colaborador precisa ampliar suas competências.
Na realidade, o que temos no mercado hoje, são pessoas com experiência sem o conhecimento teórico e teóricos sem a prática. Precisamos encontrar um equilíbrio.
Portanto, leve em consideração a capacidade do candidato em solucionar problemas, proponha testes e veja o desempenho de cada um.
Se tiver possibilidade, tente unir o que cada tem de melhor a oferecer.
Aqui na Central de Vagas você com certeza encontrará esses dois perfis. Entre no nosso banco de candidatos e se surpreenda.
Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no Whatsapp (49) 9.9817-3953 ou encaminhe um e-mail para: contato@centraldevagas.com
Deixe sua opinião nos comentários do post.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.