Você já parou pra pensar sobre a rotatividade na sua empresa?
As saídas estão ocorrendo de forma voluntária ou involuntária?
A rotatividade nunca foi bem vista, principalmente em empresas prestadoras de serviço, mas se estiver num nível considerado “ideal”, pode servir de oxigenação para a equipe.
Quando falamos de involuntária, no caso de uma aposentadoria por exemplo, não há o que ser feito, porém é possível fazer uma análise mais aprofundada para saber o que está acontecendo nas demissões voluntárias e tomar as medidas cabíveis para melhorar esse índice.
Essa verificação pode ser feita através de pesquisas de clima organizacional e também através da avaliação por competências, onde você verifica se seus talentos estão de acordo com o que é esperado deles.
Não podemos deixar de citar, mais uma vez, o papel do RH que nesse caso deve observar de forma bastante aprofundada se seu processo de recrutamento e seleção está realmente assertivo.
Ao fazer essa análise crítica dos seus processos, bem como a avaliação do capital humano, você tem a oportunidade de reter esse colaborar através de treinamentos adequados, por exemplo.
Optar pelo desligamento sugerimos como a última alternativa, porque sabemos que os custos com o desligamento são superiores ao de uma nova contratação.
Aproveite a ocasião para rever sua política de benefícios, remuneração e plano de carreiras. Invista em comunicação clara e transparente e considere a relação entre líderes e colaboradores, pois conflitos nesse caso costumam ser bem desgastantes e podem levar a um desligamento.
Também podemos considerar os benefícios que uma pessoa nova na equipe pode trazer, entre eles:
• A renovação do quadro pode trazer outro ânimo e novas ideias.
• Ao retirar profissionais não alinhados você proporciona maior produtividade e elimina possíveis falhas.
• Trazendo “sangue” novo melhora o ambiente de trabalho.
• A contratação de um profissional novo pode trazer mais experiência para o time.
Ou seja, você pode criar uma equipe de alta performance que trabalhará mais comprometida, engajada e criativa.
Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no WhatsApp (49) 9.9817-3953 ou encaminhe um e-mail para: contato@centraldevagas.com
Deixe sua opinião nos comentários do post.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.
[…] como já falamos em outros posts (Como melhorar o ambiente de trabalho / Um olhar crítico sobre o turnover), um política adequada de premiações e bônus, bem como plano de carreiras e treinamentos […]