Artigos

Você está preparado para a Industria 4.0?

Natalia Floriani
Escrito por Natalia Floriani em 11/03/2020
Você está preparado para a Industria 4.0?
Junte-se a mais de 200 empresas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A quarta revolução industrial, ou Industria 4.0 é um novo conceito que nasceu na Alemanha em 2012 e está sendo utilizado para dizer que a industrialização atingiu uma quarta fase, e que novamente transformará sobretudo a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos.

É uma realidade que se torna possível devido aos avanços tecnológicos da última década, aliados às tecnologias em desenvolvimento nos campos de tecnologia da informação e engenharia.

Existe 9 pilares tecnológicos e estratégicos que estruturam a Industria 4.0.

1. Big data Analytics que trata-se de sistemas inteligentes capazes de coletar, analisar e organizar uma enorme quantidade de dados de diversas origens, para aprimorar e automatizar os processos industriais, com tudo melhorando a qualidade da produção e a eficiência na utilização de todos os recursos produtivos, também identificam falhas nos processos.

2. Robôs Autônomos são capazes de realizar tarefas sem a intervenção humana de forma inteligente, interagindo com outras maquinas, reduzindo o custo da mão de obra e aumentando a produção. Um robô autônomo consegue executar ações sozinho a partir do ambiente ao seu redor.

3. Internet das Coisas um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos, a internet se conectará literalmente nas coisas que suamos diariamente, como carros, tevês, geladeiras e eletrodomésticos em geral, interligadas e conectados à rede, interagindo entre si, fazendo troca de dados e informações, que possibilitam a atuação em tempo real.

4. Computação em Nuvem, é a disponibilidade sob demanda de recursos do sistema de computador, especialmente armazenamento de dados e capacidade de computação, sem o gerenciamento ativo direto do usuário. Conceito que já estamos usando, onde oferece inovações mais rápidas, recursos flexíveis e economias. Envolve velocidade, flexibilidade, produtividade e segurança.

5. Impressão 3D trata-se de um objeto tridimensional que é criado por sucessivas camadas de materiais. O material mais utilizado para fazer as impressões são ligas de metal e plástico, mas outros matérias também podem ser usados como tecido vivo.

6. Integração de Sistemas nada mais é que fazer com que sistemas distintos interajam de forma automatizada. Com a integração de sistemas nas empresas, todos os principais processos serão gerenciados por ferramentas informatizadas, diminuindo possíveis erros, e nenhum dado poderá ser manipulado ou alterado, garantindo a veracidade e confiabilidade dos resultados.

7. Realidade Aumentada é a interação entre ambientes virtuais e o mundo físico, e que poderá facilitar a operação de máquinas e serviços de manutenção. A origem da realidade aumentada são os códigos de barras em duas dimensões (os códigos QR). Expandir as fronteiras da interatividade, bem como possibilitar o uso de novas tecnologias e tornar as atuais mais precisas.

8. Simulação em si é representar um sistema real, de maneira que se melhor possa estudar a complexidade de suas interações. Utilizada para auxiliar nas decisões principalmente em sistemas de grande complexidade, que não admitem falhas, a vantagem é que através da simulação é possível testar várias alterações nos sistemas sem necessariamente fazer qualquer alteração física, possibilitando escolher melhores configurações e opções de melhoria.

9. Segurança Cibernética é ramificação dentro da Segurança da Informação, que trata-se de um conjunto de práticas que protege informações armazenadas em computadores e aparelhos de computação, transmitida através das redes de comunicação, como a Internet e telefones celulares.

A indústria 4.0 pode até demorar para se difundir completamente no Brasil. Mas ela já está aí.

É uma tendência global inevitável: as máquinas serão cada vez mais inteligentes e os processos de produção continuarão se alterando.

Em vez de temer a tecnologia, é preciso se antecipar aos desafios que a nova realidade vai trazer e pensar em maneiras de potencializar seus impactos positivos.

Seja parceiro da Central de Vagas, aperfeiçoe o processo de recrutamento e ganhe tempo.

Gostou da informação? Compartilhe nos grupos que participa.

Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no WhatsApp (49) 9.9817-3953 ou encaminhe um e-mail para: contato@centraldevagas.com

Deixe sua opinião nos comentários do post. 

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *