Artigos

Você já parou para pensar na Aposentadoria?

Melissa Almeida
Escrito por Melissa Almeida em 28/07/2020
Você já parou para pensar na Aposentadoria?
Junte-se a mais de 200 empresas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Não é novidade pra ninguém que os pedidos de aposentadoria no Brasil são bastante complexos e burocráticos.

Muito se fala sobre carreira e vida profissional, porém poucos se preparam para esse momento tão importante na vida de um trabalhador, inclusive de um empreendedor.

Para passar por esse período de forma mais tranquila, é preciso se programar com antecedência. Não só pela série de documentações que será necessário reunir ao entrar com o pedido junto ao INSS, mas também para poder se programar financeiramente para esse período.

Devido às mudanças da lei com relação à aposentadoria (por tempo de serviço, por idade, especial ou não) é preciso fazer um estudo preliminar para evitar surpresas desagradáveis, principalmente no que diz respeito às questões financeiras.

Para quem tem condições, uma previdência complementar pode valer a pena. Isso poderá assegurar que você tenha menos problemas financeiros no futuro.

Pensar na aposentadoria de forma preventiva e antecipar possíveis problemas é uma realidade que está sendo adotada por muitos brasileiros.

Independentemente da idade, pensar com antecedência nesse assunto pode ser bastante positivo.

Busque informações, pesquise e conheça seus direitos.

E mais do que uma preocupação financeira, também é bom programar o que você pretende fazer com seu tempo livre, pois de nada adianta pensar antecipadamente e quando o momento chegar, acabar entrando em depressão pela falta do trabalho.

Muitas pessoas não conseguem se adaptar com a falta da rotina corrida e aí acabam adoecendo.

Continuar trabalhando, com um ritmo mais tranquilo pode ser uma alternativa. Mas não deixe de pesar outras possibilidades, como fazer coisas que gosta: viajar, transformar um hobby em trabalho rentável, atuar como consultor na área que trabalhou, estudar, fazer trabalhos voluntários, enfim, uma gama de alternativas.

Descansar é o caminho natural.

Afinal, se você chegou nessa fase da vida, depois de superar todos os desafios da carreira profissional, é justo aproveitar esse momento e curtir a sua família.

Tem alguma dúvida? Nós te ajudaremos, envie uma mensagem no WhatsApp (49) 9.9817-3953 ou encaminhe um e-mail para: contato@centraldevagas.com

Deixe sua opinião nos comentários do post.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *